domingo, 14 de agosto de 2011

O Cristão e a Sexualidade

A paz do Senhor,

Hoje venho escrever sobre a sexualidade do cristão, um tema bastante polêmico que ainda gera muitas dúvidas, medo, insegurança e desconhecimento.
Muitas são as formas que interpretam a Palavra de Deus, uns para torná-la mais simples de entender, e outros infelizmente, para seus próprios interesses. Abaixo, uma frase mundana que admiro e faz muito sentido sobre o que muitos vem fazendo: "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você." (Agostinho)
A Palavra de Deus é única e verdadeira, que não sejamos hipócritas ao ler a mesma!





"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."
– Gênesis 2:24





A sociedade moderna vive fora do contexto bíblico, ou seja, vive o liberalismo. Claro que , vivemos em uma democracia, cada pessoa, cada religião, cada grupo tem sua forma de pensar, de agir; mas, temos de estar conscientes que ao se dirigir à Palavra de Deus, a verdade só tem um modo de ser, Ele deixa claro em João 8:32 
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Essa verdade são as escrituras, e não pensamentos de homens e leis terrenas.
No mundo cristão/evangélico ou outras religiões, a maioria dos pensamentos são que o sexo está mais associado ao pecado/erro do que a uma coisa boa que Deus fez.
Primeiramente devemos saber:

- Quem fez o sexo?

"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto." - Gên. 1:31
Deus criou tudo que há no universo, incluindo é claro, o homem e a mulher. Mas por que Deus fez cada órgão/hormônio que resulta em vontades/desejos? Como já vimos bem no começo, não fomos feitos para viver sozinhos, então esses atributos que possuímos são para despertar o desejo de união/intimidade que o ser humano tem.

- Padrão de Deus para a Sexualidade:

"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." – Gênesis 2:24
"Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne." - Marcos 10:7,8
"Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne." - 1 Coríntios 6:16
Esses versículos são claros ao se referir que o casamento deve ser constituído de 1 homem e 1 mulher (monogamia), e não a poligamia.

- Outra questão importante:
"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará." - Hebreus 13:4
Muitos entendem essa passagem ao se referir às práticas sexuais que podem ou não. Mas está claro que o significado refere-se à Fidelidade, ao homem e mulher no compromisso do casamento.

- O casamento representa o Mistério da Trindade:
Deus= Pai, Filho e Espírito Santo
Casamento: Homem, mulher= uma só carne
Palavra que melhor define essa junção: Unicidade/Intimidade profunda.
Então, podemos confirmar que no casamento há união/intimidade profunda, inocência, compreensão, satisfação, não há vergonha. Já na relação fora do casamento ou extraconjugal não há celebração da intimidade verdadeira, somente prazer físico, medo, culpa, raiva, tédio, violência, troca de parceiros por insatisfação.


"Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro."  - Romanos 1:26,27
Uso natural: é o que/para que tal coisa/função fora criada. Esse versículo também é muito deturbado, relacionam-o com as formas de sexo praticadas dentro do casamento, mas na realidade Deus cita que mudaram o uso natural, mudaram a Unicidade/Mistério do casamento, que é Homem+Mulher.Vejamos:Toda relação fora do compromisso de Deus: Sexo (em suas diversas formas) fora do casamento, Prostituição, Homossexualismo, Casados com solteiros ou vice-versa, entre outros que vão contra à Unicidade já explicada acima.

- Princípios da Intimidade das relações sexuais do padrão de Deus:

1º Princípio
"O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência." - I Cor. 7:3-5
A mulher ou o homem não é somente um objeto de satisfação. A relação deve ser uma luta de almas, composta por diálogo, vulnerabilidade, compreensão, honestidade, sinceridade. Todas essas características geram consequentemente a Intimidade profunda, que resulta em satisfação mútua (harmonia de sentimentos e corpos). No casamento os conjugues são livres para lutarem e crescer no prazer, até atingir o limite máximo (prazer sem reservas). Se tudo que você faz gera prazer, alegria, intimidade, amor ao seu parceiro é bem-vindo; do contrário deve ser banido.
Você é responsável pela sua intimidade, e não o vizinho, o pastor, o padre, um conselheiro. Qualquer dúvida que tiver, ore à Deus, Ele te dará entendimento e respostas sobre o que fazer, foi Ele que te criou, sabe de suas necessidades...e isso é válido para qualquer assunto, não somente o sexo.

2º Princípio
"Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." - 1 Pedro 3:7
A primazia (consentimento) é da mulher. O homem deve saber conquistar, compreender, respeitar para que a intimidade seja profunda e verdadeira, e não algo forçado. Nunca compare sua relação com a de outros casais, pois assim como cada indivíduo é único, assim também é a relação de um casal. 

3º Princípio 
Livro de Cânticos/Cantares de Salomão. O casal foi um exemplo de intimidade, cumplicidade e amor.A prática sexual deve ser ativa, pois é um termômetro para um relacionamento completamente sadio, porém, não é um objeto, uma mercadoria de negócio.A relação sexual, ou seja, a intimidade/profundidade no casamento é um retrato/modelo do relacionamento de Deus conosco, que Ele quer dar ao seu povo eternamente.O diabo trabalha muito em cima desse assunto pois o mesmo atinge as principais áreas da nossa vida nos trazendo benefícios:- Física (resulta em calma, alívio...)- Psicológica (auto-estima, bem-estar...)- Sociológica (família)- Espiritual (criação de Deus). Isso tudo o inimigo quer quebrar, distorcer...aliás, é o trabalho dele é contradizer a palavra de Deus, então ele lança, usa armas para nos enganar, nos confundir em várias áreas de nossa vida.

"Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol." - Eclesiastes 9:9

A sexualidade envolve o que há de mais íntimo na vida do ser humano. Dependendo do modo como é usufruída, ela tanto pode produzir resultados positivos quanto negativos, seja na área biológica, sociológica, psicológica ou espiritual. Glória a Deus temos ainda a sabedoria do Espírito Santo para saber orar e discernir o que será bom ou não para a nossa vida individual, em casal, com a família, na igreja, no trabalho, enfim, no que precisarmos.

Deus te abençoe e te dê sabedoria em nome de Jesus,
amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário