domingo, 4 de setembro de 2011

Em busca do Crescimento Espiritual

"A paz do Senhor,






"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

- 2 Coríntios 5:17






Para que haja Crescimento Espiritual, é preciso antes, uma transformação de vida.
Através do poder das Escrituras, o arrependimento, a fé em Jesus, e a Conversão (Em geral, conversão é a transformação de uma coisa em outra. -  adoção de uma crença religiosa diferente de uma anterior. - Wikipédia), nos leva à uma mudança radical, que significa um novo nascimento.(Obs: o espiritismo explica isso como "reencarnação").

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor," 
- Atos 3:19

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."
– Efésios 2:8


  • Como sabemos que alguém teve um encontro real com Cristo?

Através da Tríade da Conversão, que é o Pensar - Sentir - Agir, totalmente novos.
Esses complementos transforam crenças e valores, é o ponto de partida para o processo de crescimento:"nasceu o bebê, ele tem que crescer".

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém."
- 2 Pedro 3:18



  • Como crescer?

Oração, estudo da Palavra de Deus, Jejum, Comunhão com o Corpo de Cristo, Evangelização, Experiência com Deus, Mordomia Cristã (disposição para fazer a obra do Reino de Deus). 
Sem isso após a Conversão, não é possível o Crescimento Espiritual; você se tornará um cristão medíocre, sem conhecimento para conseguir real mudança que Deus quer para você.

  • Etapas do Crescimento - Em Colossenses 3:1-15 temos uma precisa e clara explicação, vejamos:

  1. Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
  2. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
  3. Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
  4. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
  5. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
  6. Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
  7. Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
  8. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
  9. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
  10. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
  11. Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
  12. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
  13. Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
  14. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
  15. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.


"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus."
- Romanos 8:13-14



Se a carne dominar, você não cresce. Glória à Deus, pois O temos para nos ajudar, temos o nosso Advogado Jesus, e o nosso consolador, que ainda está na terra, o Espírito Santo, que nos orienta.
A base em 1º lugar é "Ser", e depois "Ter" = Vitória, e não ao contrário: "Ter" para depois "Ser".
O Cristão verdadeiro é reconhecido pelo que ele é; está em suas entranhas a marca do amor, ninguém tira/remove, nenhuma adversidade o faz se afastar dos caminhos do Pai.
O amor é o elo para o caminho perfeito, é a expressão máxima de Deus, da vida cristã, que envolve amor ao próximo, você se doar, perdoar, se colocar no lugar do outro.
A Paz é a manifestação que Deus está naquele lugar, é o símbolo da Presença de Deus.
O reconhecimento, "Sede agradecidos", começa no versículo 1...Sabe:
porque você ressuscitou? Porque Jesus morreu em seu lugar...
porque você pode matar sua natureza? Porque Jesus sofreu naquela cruz por você...
porque você pode se despir do velho homem? Ele pagou o preço por mim e por você...você pode se vestir do novo por causa de Jesus...
porque você vai chegar ao céu? Por causa de Jesus...
Tudo por causa de Jesus.
Sede agradecidos!

Após essas etapas vencidas, você vai chegar à Plenitude da vida Cristã; Paulo diz em Efésios 3:17-19:

"Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus."


Arraigado: Que criou raízes; enraizado, radicado, difícil de extirpar: hábitos arraigados.
Fundado: Justificado, estabelecido solidamente: receios fundados.

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,"
- Efésios 4:13


"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos."
- 1 João 3:2

Esses versículos apresentam o último estágio, a Perfeição.
Sede firmes,  vale à pena buscar o crescimento, mesmo diante de toda pressão do inimigo nessa vida.
O Senhor te sustenta, continue a marcha...Deus quer te levar à patamares maiores...Ele não revela coisas profundas à medíocres. Você pode ouvir que fulano ou beltrano viu anjos, coisas, visões, isso pode aparecer para qualquer um...mas coisas profundas como Deus revelou a Daniel e a Paulo, é algo diferenciado, é para quem cresce e está firme nos caminhos do Senhor. Cada degrau do seu crescimento, Deus se manifesta.
Você escolhe crescer, e quando faz isso, Deus é Glorificado.
Se algo que você quer ainda não foi revelado, se você não entende o que acontece, se ainda não chegou lá, é porque ainda está na caminhada ou à vezes não quis renunciar algo que te atrapalha. Deus não te dá nada de graça, toda a benção é de acordo com sua perseverança e fé, com o seu desenvolvimento. À medida que você cresce, você amadurece, traz mais gente com você, ajuda-as.
Busque o crescimento para um profundo relacionamento com Deus e para que Ele seja glorificado! Amém.








Um comentário:

  1. A paz do Senhor querida irmã!Que ótima postagem!É realmente bem difícil a nossa luta como crentes no mundo atual,mas que possamos com certeza procurar crescer em Cristo Jesus e alcançarmos sem dúvida a vontade Dele nas nossas vidas.Oro a Deus que Ele possa sempre trabalhar na minha vida,assim como um oleiro que pega o barro ainda bruto e o transforma em um lindo vaso,para que somente Ele seja glorificado!Amém!

    ResponderExcluir